Carlos moedas na CSP Talks apela à mobilização para o digital

Mobilizar a sociedade e Governos para que Portugal possa superar com sucesso o desafio digital. Este foi um dos principais apelos deixados pelo Comissário Europeu Carlos Moedas, o convidado especial da primeira edição da CSP Talks, uma iniciativa da CSP, em parceria com o jornal ECO, que decorreu no dia 5 de janeiro, em Lisboa.

Apesar de o país ter criado uma “extraordinária rede de empreendedorismo” nos últimos 10 anos, o representante europeu assinalou que são ainda necessárias respostas reais para os problemas e desafios da digitalização em Portugal. Soluções que podem resultar de um maior entrosamento entre universidades e as empresas.

Sobre a Europa, Carlos Moedas sublinhou que pode voltar a ganhar o protagonismo perdido na segunda fase da digitalização, estando o seu grande potencial no forte conhecimento em disciplinas da ciência fundamental, essenciais neste terceiro momento da evolução digital.

Regulação e regulamentação no setor da digitalização foi igualmente um dos assuntos abordados pelo Comissário, que afirma que estas devem ser desenvolvidas a partir da colaboração de legisladores e empreendedores do futuro.

Num evento de debate sobre a economia digital, o Comissário Europeu deixou ainda para reflexão a sua afirmação: “hoje temos um mundo em que o digital está presente em muito poucas áreas. Está presente nos media, nas TI, mas se pensamos que está na Saúde, na Educação… não está”.

Galeria de imagens

Carlos moedas na CSP Talks apela à mobilização para o digital