Comércio eletrónico chegou aos 87,5 mil milhões de euros em 2018

O comércio eletrónico Business to Business (B2B), Business to Goverment (B2G) e Business to Consumer (B2C) continuou a crescer significativamente em Portugal em 2018, tendo alcançado os 87,5 mil milhões de euros, valor que representa já mais de 44% do Produto Interno Bruto (PIB).

Os dados constam da edição de 2019 do estudo “Economia e Sociedade Digital em Portugal”, da ACEPI, desenvolvido em parceria com a IDC. Juntos, o comércio online B2B e B2G cresceram para os 82 mil milhões de euros em Portugal, valendo mais de 41% do PIB. O negócio B2C cresceu para os 5,5 mil milhões de euros, valendo cerca de 3% do PIB.

As conclusões do estudo também revelam que 50% dos internautas portugueses fizeram compras online em 2018 e que 70% destes costumam recorrer a sites estrangeiros.

A China (67%) é o país onde os portugueses preferem fazer as suas compras online. Seguem-se a Espanha (46%), o Reino Unido (38%); os EUA (26%); a Alemanha (16%); outros países europeus (13%); e o Brasil (6%). Alojamento (57%), Viagens (44%) e Entretenimento (37%) são as três categorias de serviços mais compradas online pelos portugueses.

O estudo da ACEPI revela ainda que 75% das empresas de grande dimensão em Portugal têm iniciativas de transformação digital em curso com estratégias e lideranças bem definidas.

Esperam principalmente benefícios na inovação de produtos e serviços (74%), na melhoria dos níveis de lealdade e relacionamento com os seus clientes (56%), no aumento das suas receitas (40%), no incremento da sua reputação e reconhecimento (29%), numa maior rapidez dos processos de inovação (27%), no acesso a novos mercados, segmentos de negócio e geografias (26%), no aumento da atração e retenção dos recursos humanos (16%), e no desenvolvimento da inovação no marketing (12%).

Comércio eletrónico chegou aos 87,5 mil milhões de euros em 2018